segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Tempo

E se pudéssemos organizar o tempo de outro jeito? De um jeito menos previsível, sem a presença tirânica do relógio e dos compromissos. Manteríamos certa lógica, com um punhado de hora para cada pedaço da rotina. Um tanto para dormir, outro para se exercitar, mais um pouco para trabalhar; será que viveríamos na desordem? Penso que somos tantos e com tão poucos interesses que seria bem provável nos agruparmos por tempos parecidos. Montes de gente dormindo até tarde, almoçando mais devagar, pedalando de madrugada, entregando relatório logo nas primeiras horas da manhã. Talvez o mundo se tornasse menos indigesto. Imagine o prazer da leitura sem medo de perder hora para o trabalho, o vinho sem temor pela enxaqueca, o exercício com alongamento. E o cinema no começo da tarde?! Atenderia  domingo de manhã! Não muito cedo, nem tarde, no horário da cabeça leve e do corpo  cansado do colchão. Haveria quem preferisse.
Mas não é assim. O tempo é vilão, bicho papão. Sucateia a vida como os cupins em madeira mole, corroem por dentro tão depressa que só percebemos quando o pó aparece. E negamos; culpamos as formigas, a poluição, a empregada. Passamos vassoura, pano úmido, veneno e nada. Sempre sobra um resto que denuncia o estrago: vasto, profundo. E a única forma de erradicar o mal é olhar até cansar. A madeira oca, perfurada pela praga fica ali, a olho nu, enquanto o veneno mata a colônia lentamente. Só então é tempo de recomeçar. Reconstruir a estrutura da casa sem a ilusão do controle, temendo por nova invasão.
...
Decidi organizar o semestre com dois pedaços de tempo vagos. Deixei um para o começo e outro para o fim da semana. Queria-os longe, protegidos pela distância de dias atarefados. Temia que próximos virassem um compromisso.
Bastou riscar as horas da agenda para o saci aprontar das suas traquinagens. Abriu o pergaminho das pequenas pendências e gargalhou: trocar a lâmpada de freio, comprar a camiseta do futebol, buscar a roupa na costureira, pagar no banco a conta atrasada, fazer o exame médico da academia, a vistoria do carro, a segunda via do RG e o maldito lattes.
De novo furtaram meu tempo.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário