domingo, 4 de outubro de 2015

Cap/Niple

Das maiores diversões detrás do balcão: gostava de maquinar com os clientes estratégias e soluções com os tubos e conexões.
Nas horas vagas, criava engenhocas com as peças de lego. Desenhei letreiros para os lugares da loja, criei cadeira de criança, suporte para balanço, brinquedo de gato.
Longe de ser talentosa, a meu favor tinha a filiação: gastava peças e peças sem a cobrança do chefe, dizia: quando acabar coloca tudo no lugar.
Nunca devolvi. Presenteava, esquecia no porão; o que dá nome ao caixa esta lá,  já se foram 25 anos.  
Trabalhar na loja revelou-se um treino para o que seria minha profissão. Aprendi a lidar com o público, a artimanha em desvendar pedidos, o manejo em conciliar prazos e o valor da barganha.  De mais importante ficou o cumprimento firme das mãos e o olhar interessado; era assim que começávamos os atendimentos.  
Das peças disponíveis nas gôndolas, duas chamavam minha atenção: o cap e o niple. Embora de todos os tamanhos, os mais procurados eram os de medida 3/4. Tratam-se de pequenas tampas para cessar vazamentos inoportunos. Salvo os encanadores mais experientes, os clientes interessados eram figuras tomadas de sobressalto por algum desastre doméstico.

- Eu queria uma pecinha, assim pequena, para tapar o buraco do cano.
- Fui consertar o vaso e furei aquela mangueira que fica atrás, sabe? Preciso de um negócio para fechar, tem?

Foi assim que descobri o cap/niple.
Só que cap/niple são dois, o que torna a conversa mais complexa.
O cap parece uma cuíca, liso por dentro, serve ao encaixe. Para fixá-lo basta uma lixada na ponta do cano protuberante e um pouco de cola. Depois de seco, suporta a pressão da água, louca para vazar.
O niple serve a mesma função, mas é diferente. Parece um super parafuso anão,  vestido com um chapéu hexagonal. Sua rosca externa, encapada com uma fita de vedação, deve ser rosqueada na parte interna do cano.  

- Cê quer um cap ou um niple?
- Como?! Eu quero uma tampinha para fechar o buraco do cano.
- O cano tem rosca por dentro ou é liso por fora?
- Sei lá. Quanto custa cada um?
- 3 reais
- Ah! É barato. Então da um de cada, lá eu vejo.

E assim eu sempre vendia a dupla cap/niple.

...

Quando alguém procura um analista, no mais das vezes, esta com um vazamento no circuito pulsional.
O buraco pode estar na fonte, no percurso, no objeto final ou mesmo na função. Pode ser um pedaço quebrado da carne, uma fantasia obstaculizando o caminho, a perda de um objeto valioso ou até mesmo, uma total falta de sentido no propósito.
Em geral, desconfiam do local do vazamento, mas dada a complexidade do sistema, raramente conseguem resolver o problema sozinhos.
Por ilusão e desespero de causa, acreditam que possamos ajudá-los.
Quem nunca?

- Oi, tenho um vazamento (que escoa angústia por todos os lados) e preciso de uma peça, aquela, assim, pequena, sabe?! Para tapar meu buraco ( senão todo o resto será corroído pela acidez). Você sabe qual é? Tem uma aí?

(In)felizmente não temos. Se tivéssemos, talvez a vida fosse mais fácil, embora, certamente, mais sem graça.
O que seria das produções artísticas, dos romances, dos poetas. O que seria das mesas de bar, das conversas sem fim, dos consolos.
Nada.
Seriamos um pântano plácido de bem estar, sem modulação afetiva. Uma massa bi-polar experimentando um pouco de alegria e um pouco de descontentamento.
Dos sabores mais inóspitos, viveríamos de regime divididos entre a gelatina diet e o biscoito de arroz.
Mesmo quem vende a promessa de apaziguamento, sabe da mentira embutida no produto.
Os fregueses, aflitos pelo caos interno, compram, pagam caro, abrem mão de pequenos prazeres, na ilusão de manter o controle sobre seus (des)afetos.
Tentam ajustar a dose, como a velha pitada da receita, e dificilmente encontram o sabor exato.
Cabe a equipe de trabalho seguir questionando as especificações do cano: com rosca, sem rosca, interna ou externa. Propor a compra de instrumentos que ajustem o tamanho do buraco: lixa, cola, veda-rosca.
E, eventualmente, reconhecer que ali, onde existe um vazamento, existe também uma possibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário